A Tesla postou em seu canal no YouTube um vídeo mostrando seu protótipo de ventilador mecânico feito com peças do Tesla Model 3. Nele, engenheiros apresentam duas versões do equipamento, um protótipo rápido com peças espalhadas sobre a mesa e outro mais próximo do equipamento final, montado em um gabinete sobre rodas.

No vídeo, um engenheiro comenta que a ideia de usar peças do Model 3 surgiu porque são peças que eles conhecem bem e tem em estoque, sem ter de disputar componentes projetados especificamente para uso médico. Ventiladores são essenciais no combate à Covid-19, já que são usados para manter a respiração de pacientes graves, cujos pulmões estão à beira de um colapso devido à inflamação.

Dentre os componentes do Model 3 presentes no ventilador da Tesla estão o computador responsável pelo entretenimento de bordo, a tela sensível ao toque no console central do carro, uma câmara para a mistura de oxigênio com o ar (parte da suspensão do Model S) e vários outros controladores usados para comandar válvulas.

publicidade

A Tesla foi uma das montadoras norte-americanas, junto com a GM e a Ford, que se ofereceram em meados de março para reconfigurar suas linhas de produção para fabricação de equipamento médico. Na época, seu CEO, Elon Musk, comentou no Twitter: “A Tesla fabrica carros com sistemas HVAC sofisticados. A SpaceX fabrica naves espaciais com sistemas de suporte à vida. Os respiradores não são difíceis, mas não podem ser produzidos instantaneamente”