Uma das grandes diferenças entre Android e iOS sempre foram os widgets, os elementos de aplicativos que você pode fixar na sua tela inicial para facilitar o acesso. No iOS 14, essa divergência entre os sistemas pode diminuir, segundo alguns vazamentos recentes.

Primeiro, foi detectado pelo usuário do Twitter @DongleBookPro, conhecido por expor detalhes internos de produtos da Apple, um novo esquema de papéis de parede para o iOS 14. A tela de seleção agora conta com uma opção chamada “Home Screen Appearance”: trata-se de uma imagem mais discreta, com uma cor sólida, uma imagem desfocada ou uma versão que é aplicada à tela principal do celular, inspirada no plano de fundo escolhido para a tela de bloqueio.

publicidade

Segundo o site 9to5Mac, esse recurso tem a ver com um projeto chamado internamente na Apple de “Avocado”, que é ligado ao aplicativo Springboard, responsável por controlar a tela principal do sistema operacional. A ideia é proporcionar pela primeira vez na história do iOS widgets na página inicial, de forma similar ao Android.

publicidade

Atualmente, hoje só é possível fixar na tela principal do iOS ícones para acessar aplicativos. O que a Apple chama hoje de widgets fica relegado a um painel secundário e separado do restante do sistema. Com o iOS 14, eles podem passar a ter um espaço nobre na área de maior destaque do celular ou do tablet. O papel de parede ajustável teria como objetivo evitar uma poluição visual muito grande.

Por se tratar de uma função desenvolvida apenas internamente e de forma experimental, ainda há a possibilidade de a empresa descartar completamente o projeto antes de o iOS 14 ser relevado para o público.