Para realizar chamadas de vídeo no computador ou no celular, muita gente acaba recorrendo ao Skype, que é bem popular e até mesmo mostrou a sua qualidade no Laboratório Digital dos serviços de videoconferência. Por sua vez, algumas pessoas ainda tendem a rejeitá-lo pela necessidade de instalar o seu aplicativo ou até mesmo por ter que criar uma conta para usá-lo.

Já nesta última semana, a boa notícia é que o Skype facilitou o processo para utilizá-lo com o recurso “Reunião”, que dispensa justamente a sua instalação e a criação de uma conta para utilizar suas principais funções de videoconferência. A seguir, veja como criar uma reunião no Skype sem ter que instalar qualquer software em sua máquina.

Como criar uma reunião

Para você criar uma reunião no Skype através do navegador, o processo é bem simples. Confira o passo a passo:

1. Acesse este link do Skype no navegador de sua preferência;

publicidade

2. Com a página carregada, clique em “Criar uma reunião gratuita”;

Reprodução

3. Copie o link gerado pelo ícone indicado na imagem abaixo e mande para quem deseja que participe da reunião. Então, clique em “Iniciar chamada”;

Reprodução

4. Agora, clique em “Ingressar como convidado” ou, se preferir, crie ou utilize uma conta do Skype já existente. Caso opte pelo “Convidado”, você terá que utilizar seu nome na próxima etapa”;

Reprodução

5. Uma vez dentro da sala, aguarde as pessoas se conectarem e clique em “Iniciar chamada” para começar a videoconferência;

Reprodução

6. Agora, habilite a chavinha da “câmera” e do “microfone” conforme queira utilizá-los e clique mais uma vez em “Iniciar chamada”. Nesta etapa, ao habilitar um dos recursos mencionados, o seu navegador solicitará o acesso a eles. É preciso ativá-los para que os participantes consigam vê-lo e escutá-lo.

Reprodução

A partir deste momento, a videoconferência já está em andamento. Aqui, vale lembrar, ao menos no navegador, os recursos são mais escassos; você não conseguirá fazer o compartilhamento de sua tela, por exemplo.

Reprodução

Já para quem tem o Skype instalado no PC, esse mesmo recurso também pode ser utilizado através de seu programa. Para isso, basta usar o botão “Reunião”, que fica em sua tela principal. Enquanto isso, quem usa o aplicativo no celular, só precisa tocar no ícone de uma “câmera” ao lado da lupa na guia “Chamadas”.

Como participar de uma reunião

Já quem recebe o convite praticamente também não tem trabalho para entrar na reunião e o processo é basicamente o mesmo, entretanto, nos testes realizados pelo Olhar Digital as páginas do serviço estavam em inglês. Veja:

1. Acesse o link que você recebeu para participar da reunião;

2. Na página carregada, clique em “Join as guest” ou faça o login com a sua conta do Skype;

Reprodução

3. Agora, clique em “Join call”;

Reprodução

4. Assim como no processo anterior, conceda o acesso que julga necessário para sua câmera e microfone. Quando estiver pronto, clique em “Join call”.

Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe como usar o recurso de reuniões de Skype para chamar seus amigos e colegas de trabalho para videoconferências sem que eles precisem instalar o aplicativo.