Nesta terça-feira (7), a Caixa Econômica Federal lançou o aplicativo oficial para liberação do Auxílio Emergencial, a bolsa de apoio a quem perdeu sua renda com o isolamento provocado pelo coronavírus. No entanto, se você está usando o Android, achar esse aplicativo não é tão simples assim.

Já se sabe há bastante tempo que o Google não tem muito controle sobre os aplicativos que são publicados na Play Store, mas isso fica ainda mais evidente quando um app tão importante como o que a Caixa liberou nesta terça-feira. O app oficial fica completamente perdido se o usuário tenta pesquisar pelas palavras “auxílio emergencial”.

A pesquisa até retorna o aplicativo da Caixa corretamente no primeiro lugar. No entanto, há uma série de aplicativos desenvolvidos por terceiros, sem qualquer vínculo com o governo federal, que só servirão para confundir o usuário neste momento de crise. Muitos dos apps inclusive utilizam um esquema de cores similar aos do governo, o que pode induzir o usuário ao erro.

Não é possível cravar que todos os aplicativos tenham algum fim nefasto. Muitas vezes o desenvolvedor cria um app para orientar os usuários, trazendo dicas de como proceder para ter acesso ao auxílio emergencial, apesar de a prática cair zona moral nebulosa, já que se aproveita do desespero dos usuários para conseguir visualizações de anúncios. Ainda assim, o app pode não tentar roubar informações bancárias sensíveis de seus usuários, por exemplo.

publicidade

O que não dá para garantir é que todos os aplicativos presentes no Google Play e que se aproveitam desse momento sejam tão inocentes assim, especialmente com a possibilidade de obter documentos como RG, CPF e dados bancários. Além disso, outros comportamentos danosos podem se manifestar posteriormente, como instalação de malware para monitoração das atividades do usuário, por exemplo.

Essa prática não é limitada ao Android. Quem procura pelo site da Caixa para buscar o auxílio emergencial também pode se deparar com armadilhas. Já há pelo menos 100 páginas falsas criadas unicamente com o intuito de enganar potenciais vítimas que procuram pelo apoio governamental.

Então, se você está procurando pelo aplicativo correto e orientações sobre como utilizá-lo, confira este tutorial do Olhar Digital.

[Atualização]

Em nota enviada do Olhar Digital, o Google informou:

“O Google Play tem políticas rigorosas para ajudar a garantir uma plataforma segura e protegida para desenvolvedores e usuários. Estamos revisando os aplicativos denunciados e, caso uma violação seja comprovada, removeremos os mesmos de nossa loja.”