Pesquisadores do Laboratório de Ciências da Computação e Inteligência Artificial do MIT, nos Estados Unidos, desenvolveram um nova tecnologia de sensores pulverizados que transforma superfícies em dispositivos inteligentes.

Com ajuda de um spray especial, é possível, por exemplo, desenhar um sinal na parede do próprio quarto para ajustar o brilho das luzes; ou até aplicar a ferramenta para tranformar o braço de um sofá um controle remoto.

publicidade

A tecnologia, batizada de ‘SprayableTech’, funciona a partir de modelos 3D desenvolvidos em softwares de edição. No caso de objetos muito irregulares, os pesquisadores recorrem a aplicativos de smartphones para capturar as características tridimensionais desejadas.

Após concluído, o projeto é impresso em molduras estêncil, que são utilizadas para aplicar o spray inteligente nas superfícies. A substância contém cobre e outros elementos condutores de eletricidade. Além disso, são aplicadas camadas exteriores, com isolantes elétricos e outros materiais que sustentam o funcionamento do sistema.

Uma vez que a interface é instalada na superfície escolhida, o próximo passo consiste em ativar um pequeno dispositivo que conecta o sistema ao aparelho controlador das aplicações. Em outras palavras, trata-se de um microcontroller responsável por levar os comandos do braço do sofá até o sistema da televisão.

O vídeo abaixo retrata alguns exemplos do uso da ferramenta:

 

Para Michael Wessely, autor principal de um novo trabalho acadêmico sobre a SprayableTech, a tecnologia deve ser útil para novas aplicações no espaço público no futuro.

“Uma vez que a Sprayable Tech tem uma aplicação flexível, é possível imaginar seu uso em sistemas além de paredes e superfícies, como para alimentar cidades inteligentes e arquiteturas interativas em espaços públicos. Nós a vemos como uma ferramenta que vai permitir que humanos interajam com os ambientes de uma nova forma.”, disse Wessely.

Foto: The Next Web