Nesta sexta-feira (10), o número de mortes ocasionadas pela Covid-19 já ultrapassou os 100 mil no mundo todo. A contagem em tempo real é fornecida pelo centro de estudos sobre o coronavírus da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, que recebe os dados oficiais de outros países.

Exatamente às 14h43 de hoje, o número total de mortes era de 100.376. Ainda no início do dia, os dados apontavam para cerca de 98 mil óbitos, no entanto, após a nova contagem já com as novas informações, a soma teve uma adição de dois mil casos fatais.

A Itália, anterior epicentro da pandemia, continua sendo o país com o maior número de mortes, com 18.849 óbitos confirmados. Os Estados Unidos, agora no auge da contaminação, são o segundo colocado com 17.925 falecimentos até este momento. No entanto, a Itália está em uma curva de redução do número de mortes diárias, o que não parece próximo de acontecer nos EUA.

Os Estados Unidos também são o país o campeão no número de casos confirmados, com mais de 473 mil testes positivos para o coronavírus. Espanha, Itália, França, Alemanha e China vêm em seguida, nesta ordem. Nenhum deles tem mais de 200 mil casos confirmados.

publicidade

O número de falecimentos vem crescendo exponencialmente. A título de comparação, depois que a primeira morte foi confirmada na China, no início de janeiro, o número só atingiu os 50 mil no dia 2 de abril. Agora, os óbitos totais passaram de 50 mil a 100 mil em apenas 8 dias.

Vale lembrar que os governos federais contabilizam apenas as mortes e casos confirmados como coronavírus. Um número muito grande de óbitos resultantes dos sintomas típicos da Covid-19 ao redor do mundo ainda aguardam confirmação e outros nunca entrarão para as estatísticas.

 

Via: Exame