O streaming da Amazon é famoso pelo pior sistema de busca da história do streaming, mas é fato que seu catálogo não é para ser desprezado. Noves fora, é superior ao da gigante Netflix, cujo sistema de busca também não é lá essas coisas.

Se é possível encontrarmos dezenas de bons filmes na Netflix, na Amazon também é, em quantidade bem maior, aliás. Talvez demore mais um pouco, mas a procura compensa. Vale colocar na lista para encontrar mais facilmente depois.

publicidade

Aqui vão dez escolhas, em ordem cronológica, entre muitas possíveis (o catálogo da Amazon realmente é forte, embora não pareça). Não necessariamente as melhores segundo o meu gosto, mas aquelas que acredito atingir um público maior, desde o cinéfilo mais empedernido até o usuário casual que precisa de uma diversão para encarar melhor o confinamento.

01. Apertem os Cintos o Piloto Sumiu (Zucker, Abrahams, Zucker, 1980)

publicidade

No início da década de 1980, surge o trio ZAZ, com o humor mais alucinado do cinema americano desde os Irmãos Marx. Esta é uma sátira impagável aos filmes catástrofe dos anos 1970, em especial a “Aeroporto” e suas derivações. Bom ver preparado para voltar o play, porque você rirá tanto que não conseguirá pegar algumas piadas.

Gostou? Experimente “O Âncora: A Lenda de Ron Burgundy” (2004), diferentemente do que vendem como besteirol, este é realmente muito engraçado. Dirigido por Andy McKay (“Vice”)

publicidade

02. Um Lobisomem Americano em Londres (John Landis, 1981)

As novas gerações não conhecem o genial Landis, mestre do ritmo e da mistura de gêneros. Aqui, é horror e comédia que se unem num dos filmes mais talentosos dos anos 1980.

publicidade

Gostou? Experimente “O Último Portal” (2000), de Roman Polanski, filme de terror com uma ironia muito bem-vinda.

03. O Rei da Comédia (Martin Scorsese, 1983)

Esqueça o hiper estimado “Coringa”, que gostaria muito de ser este longa de Scorsese. “O Rei da Comédia” é o filme que interessa sobre carreirista frustrado que se torna psicopata. E tem Robert De Niro e Jerry Lewis em estado de graça.

Gostou? Experimente “Artistas e Modelos” (1956), um dos melhores filmes com a dupla Jerry Lewis e Dean Martin, ou os outros Scorseses do catálogo, o bom “Ilha do Medo” e o razoável “O Lobo de Wall Street”.

04. Memórias de um Homem Invisível (John Carpenter, 1992)

Um Carpenter pouco lembrado, mas muito bom, com Chevy Chase como um homem comum que se torna invisível quando um experimento secreto do governo sai pela culatra. Daryl Hannah também está nesta comédia, gênero atípico, mas não estranho ao bem humorado diretor.

Gostou? Experimente “Halloween III” (1982), a melhor continuação do clássico de Carpenter, dirigido por um de seus montadores, Tommy Lee Wallace.

05. Fogo Contra Fogo (Michael Mann, 1995)

Um dos maiores policiais de todos os tempos, o melhor filme de Michael Mann e um dos três melhores filmes dos anos 1990. Razões não faltam para ver este filme de polícia contra bandido com Al Pacino e Robert De Niro no elenco.

Gostou? Experimente “Ali” (2001), outro filmaço do grande Mann.

06. Tudo Sobre Minha Mãe (Pedro Almodóvar, 1999)

O cineasta espanhol, famoso pela pimenta que acrescenta nas suas narrativas, revisita aqui o melodrama da escola Douglas Sirk, neste que é um de seus melhores filmes.

Gostou? Experimente “Áta-me” (1990), de uma fase mais explosiva do mesmo diretor.

07. Donnie Darko (Richard Kelly, 2001)

Kelly é capaz de fazer algo interessante como “A Caixa” (2007) e um filme constrangedor como “Southland Tales” (2004). “Donnie Darko” é o filme que o revelou. Alguns podem achar indie demais, mas tem lá seus encantos.

Gostou? Experimente “Lady Bird”, estreia na direção da Greta Gerwig e um filme que espelha o tom de Donnie Darko sob o ponto de vista feminino.

08. Meninas Malvadas (Mark Waters, 2004)

O filme que tornou Waters o queridinho de parte da crítica. Uma comédia adolescente que fala de aceitação e valores morais com um impressionante acerto no tom e no ritmo. Com Lindsay Lohan no papel principal e Rachel McAdams como uma das patricinhas.

Gostou? Experimente “E Se Fosse Verdade” (2005), comédia romântica deliciosa com Mark Ruffalo e Reese Witherspoon, dirigida pelo mesmo Waters.

09. O Nevoeiro (Frank Darabont, 2007)

O melhor filme de Darabont é baseado em Stephen King, como os dois primeiros que dirigiu (“Um Sonho de Liberdade” e “À Procura de um Milagre”), e mostra uma direção quase perfeita para um filme de monstro à moda antiga.

Gostou? Experimente “A Hora da Zona Morta” (1983), um dos filmes mais subestimados do grande David Cronenberg, também baseado em Stephen King.

10. Anos 90 (Jonah Hill, 2018)

O longa de estreia do ator Hill na direção é um belo filme independente que nos remete à vida naquela década estranha. Difícil não se emocionar com as errâncias do protagonista em sua entrada na adolescência.

Gostou? Experimente “Projeto Flórida” (Sean Baker, 2017), porque delicadeza é o nome.

* Sérgio Alpendre é crítico e professor de cinema