EnglishPortugueseSpanish

A Nasa anunciou nesta sexta-feira (17) que o primeiro vôo tripulado em um foguete Falcon 9 com uma cápsula Crew Dragon, ambos da SpaceX, irá acontecer em 27 de maio. A espaçonave partirá da base de lançamento no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, às 17:32 (horário de Brasília).

A Crew Dragon tem espaço para até sete astronautas, mas em missões da Nasa apenas quatro assentos serão instalados. Nesta primeira missão, chamada Demo-2, estarão a bordo os astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley, ambos veteranos de missões com os ônibus espaciais. Eles serão levados até o foguete a bordo de um Tesla Model X.

Em 10 de março a SpaceX completou a última missão de uma cápsula Dragon de 1.ª geração, a Dragon 1, até a ISS (Estação Espacial Internacional). Todos os lançamentos futuros serão feitos usando uma Crew Dragon ou sua versão adaptada para o transporte de carga, chamada Cargo Dragon.

publicidade

Os EUA não lançam nenhum astronauta ao espaço a partir do próprio solo desde 8 de julho de 2011, quando o ônibus espacial Atlantis iniciou sua última missão, a STS-135. Desde então todos os astronautas em viagens à ISS, não importa a nacionalidade, viajaram a bordo de cápsulas russas Soyuz, lançadas de bases como Baikonur, no Cazaquistão.