Pesquisadores britânicos já iniciaram a fabricação de uma possível vacina para a Covid-19, mesmo sem os testes que comprovariam sua eficácia. Segundo uma reportagem da Reuters, a “ChAdOx1 nCoV-19” estará disponível em setembro, enquanto os cientistas da Universidade de Oxford estão recrutando voluntários para testes.

O produto experimental é um dos mais de 100 potenciais candidatos a vacina para o novo coronavírus. Numa declaração feita na última sexta-feira (17), a equipe de desenvolvimento afirmou que a capacidade de produção em larga escala seria colocada em risco se a fabricação não começasse logo. Isso significa que as vacinas serão produzidas em grande número, correndo o risco de serem inúteis se os testes mostrarem que não funcionam.

publicidade

“O objetivo é ter pelo menos um milhão de doses por volta de setembro, quando também esperamos obter resultados de eficácia”, afirma o diretor do Jenner Institute em Oxford, Adrian Hill. Três dos parceiros estão conduzindo a fabricação na Grã-Bretanha, Europa, Índia e China. Os custos iniciais estão na casa das “dezenas de milhões” de libras, segundo Hill, que reconheceu o risco de se investir tão alto na produção antes da verificação.

A equipe afirmou ter “um alto grau de confiança” de que os testes em humanos com o ChAdOx1 mostrarão resultados positivos. Hill ainda afirmou que espera que reguladores ao redor do mundo concedam uma “aprovação de uso de emergência” caso os pesquisadores tenham sucesso nos testes.

publicidade

Via: Reuters

publicidade