Um novo método para realizar testes para Covid-19 em menos de um minuto foi aprovado pelo Institucional Review Board, conselho também conhecido como comitê de ética independente. O método consiste em usar um aparelho respiratório que poderia diagnosticar o coronavírus em menos de 60 segundos.

Desenvolvido pelas empresas israelenses Next-Gen e Scentech Medical, o método é semelhante ao aplicado em testes com bafômetro, para encontrar etanol contido no sangue. No novo teste, os pacientes respiram no dispositivo, que deve ser capaz de distinguir entre milhares de compostos gasosos na respiração, isolando o que está associado ao vírus, permitindo um diagnóstico rápido e simples.

Reprodução

“Um teste de diagnóstico rápido e simples pode ser feito em qualquer lugar, a partir de aeroportos, hotéis, locais turísticos e estádios de futebol”, disse Shulam Lapidot, presidente da Next-Gen.

publicidade

A Next-Gen, usando tecnologia da Scentech Medical, juntou-se ao Meir Medical Center para conduzir o experimento, testando o novo dispositivo respiratório para detecção de coronavírus.

O teste realizado via dispositivo respiratório pode reduzir significativamente o tempo para obter respostas, principalmente quando comparado ao teste convencional, que leva até dois dias para entregar um resultado.

Outro benefício do método desenvolvido pelos israelenses é a capacidade de identificar a “impressão digital” genética do vírus. Dessa forma, os componentes genéticos de um eventual próximo vírus causador de uma pandemia podem ser detectados antes que ele cause um grande dano.

Via: Jerusalem Post