Se você é um desenvolvedor Python e ainda programa usando a versão 2.7 da linguagem, pode começar a se preparar para uma migração. A versão 2.7.18, lançada nesta segunda-feira (20) será a última do ramo 2.x.

O suporte a Python 2.7 deveria ter sido encerrado em 2015, mas foi estendido até 2020 para dar a programadores e empresas mais tempo para migrar seu código para Python 3, uma versão mais moderna da linguagem lançada em 2008, mas que não é diretamente compatível com sua antecessora.

O Dropbox, por exemplo, iniciou em 2015 a migração de 4 milhões de linhas de código em Python 2 para Python 3, mas só terminou o trabalho em setembro de 2018, mesmo tendo o desenvolvedor da linguagem, Guido van Rossum, entre seus funcionários.

publicidade

Distribuições Linux, como Ubuntu e Fedora, também empreenderam esforços para migrar inúmeros scripts e serviços, muitos deles essenciais para o funcionamento dos sistemas, para Python 3. Desenvolvedores do Fedora começaram o trabalho na segunda metade de 2018, mas o Python 2 só será completamente abandonado na versão 32 da distribuição, prevista para o final deste mês.

Versátil e fácil de aprender, Python é uma linguagem de programação em alta demanda, que pode ser usada para desenvolver aplicativos para o desktop ou para a web, para aprendizado de máquina, para análise de dados ou criação de serviços de rede. A linguagem é a número um na lista de “linguagens que você deveria aprender em 2020” segundo a IEEE Computer Society.

Fonte: ZDNet