Um dos recursos mais famosos do Tesla é o Autopilot, que permite que um carro conduza a si mesmo em um trajeto estabelecido, mantendo a velocidade e distância entre outros veículos, trocando de pista e desviando de obstáculos conforme necessário, sem a necessidade de intervenção do motorista.

Isso não quer dizer que o motorista é dispensável: o Autopilot exige que ele coloque periodicamente as mãos no volante, para se certificar de que está atento e pronto para assumir o controle do veículo se necessário. Mas e se o motorista simplesmente “desaparecesse”, qual seria a reação do carro? Foi o que o YouTuber Chikachu decidiu demonstrar em um vídeo com um Tesla Model 3.

publicidade

Mecanismo do Tesla Model 3

Isso é mais difícil do que parece. Se o motorista simplesmente soltar o cinto de segurança, o carro para automaticamente. E se tentar abrir a porta com ele em movimento, ela sequer responde ao pressionar do botão.

Existe uma trava manual que abre a porta, mas se ela for usada o carro para. Parece que é impossível sair de um Tesla em movimento, mas a montadora se esqueceu de uma “rota de fuga”: a janela.

publicidade

Chikachu definiu a velocidade do carro para 5 milhas (cerca de 8 km) por hora, o mínimo com o Autopilot ativado, abriu a janela do motorista e se esgueirou para fora do carro com ele em movimento, uma manobra altamente improvável em condições reais, e obviamente arriscada.

publicidade

Surpreendentemente, o Model 3 seguiu o caminho como se nada tivesse acontecido, o que é de se estranhar em um carro cheio de sensores e câmeras. Mas parece que “fuga do motorista pela janela” não foi uma das preocupações da Tesla ao projetar o veículo.

Fonte: Inside EVs