Quem olhar para o céu neste domingo (26) poderá observar uma bela conjunção entre a Lua e Vênus. Os dois astros estarão “juntinhos” no céu, com o planeta em um de seus momentos mais brilhantes no céu neste ano.

Neste mês tivemos outras três conjunções entre planetas e a Lua: com Júpiter, no dia 14, com Saturno, no dia 15 e com Marte, no dia 16. A conjunção com Vênus é a última deste mês, mas teremos outra daqui a cerca de um mês, em 23 de maio.

O fenômeno pode ser visto a olho nu, basta olhar na direção noroeste entre o pôr dol sol, às 18:10, até por volta das 20:21. Infelizmente a Lua estará pouco visível, pois estamos saindo de uma Lua Nova. Ainda assim, Vênus estará “firme e forte”.

Reprodução

publicidade

Orientações

Vale lembrar que todos os horários e direções mencionados neste artigo tem como base um observador em Brasília, e podem variar de acordo com sua localização no país. Uma sugestão é consultar a página sobre a conjunção no site In the Sky, que leva em consideração a localização do visitante para atualizar as informações. Você pode alterar a localização usando o botão Change Location no canto superior direito da página.

Para se orientar em relação aos pontos cardeais, uma dica é usar um app em seu smartphone. Quem tem um iPhone não precisa instalar nada, basta usar o app Bússola que é parte do iOS.

Para Android minha recomendação é o “Apenas uma bússola”, da PixelProse SARL, que é bonito, simples, gratuito e, mais importante, sem anúncios. Além da direção em que o celular está apontando, ele também indica o horário do nascer e do pôr do sol, sua altitude e até a intensidade do campo magnético próximo ao aparelho. Tudo isso em uma tela só.