se tornou uma tradição: uma atualização recente do Windows 10 mais uma vez está causando transtornos aos usuários. Desta vez, usuários que instalaram o pacote KB4549951 relatam que não apenas estão enfrentando a infame “tela azul da morte”, como também estão perdendo seus arquivos.

O update foi liberado em 14 de abril, visando resolver alguns problemas de segurança do sistema operacional. No entanto, de lá para cá começaram a surgir os relatos problemáticos. Primeiro vieram as telas azuis, seguido de relatos de que o pacote causava problemas no Bluetooth e no Wi-Fi de computadores, mas culminaram com a exclusão dos arquivos.

Usuários reportam que tiveram todos os seus dados excluídos do PC após a instalação. Isso inclui fotos, documentos e aplicativos que haviam sido baixados da Windows Store, como relataram usuários ao site Windows Latest. Um outro usuário apontou que todo o conteúdo da pasta Documentos com mais de uma semana foi excluído sem qualquer aviso, ou movido para a Lixeira.

No passado, o Windows 10 já registrou um bug similar, que fazia com que os arquivos sumissem. A explicação, na época, foi simples. O sistema operacional estava criando um perfil de usuário temporário na hora da instalação do update, fazendo com que os dados sumissem. A Microsoft reconheceu a falha e lançou uma correção.

publicidade

Neste momento, ainda não há uma explicação para o desaparecimento dos arquivos neste caso, e a Microsoft ainda não reconheceu que se trata de um problema amplo.

Caso você tenha sido afetado pela atualização, sua opção para corrigir o erro é desinstalar o pacote KB4549951 do seu computador enquanto não há uma correção. Vale notar que, como o bug não afeta todas as pessoas, não vale a pena remover o pacote se seu PC não apresentar erros. Da mesma forma, a remoção da atualização não fará arquivos excluídos retornarem.