EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Foi descoberto recentemente um novo bug envolvendo o envio de caracteres no iOS. Os símbolos, da língua Sindi, fazem com que o sistema operacional bloqueie algumas funções e o iPhone trave.

O problema começou a ser percebido há algumas semanas, após usuários de redes sociais como Discord e Telegram reclamarem sobre o acontecido. Testes apontam que a vulnerabilidade é verdadeira e afeta a versão 13.4.1 do iOS, sistema operacional da Apple.

publicidade

publicidade

Para recuperar um iPhone atingido pela falha, basta reiniciá-lo à força ou aguardar até que o Springboard – processo interno responsável por controlar a tela inicial e seus aplicativos – se recupere.

O problema parece afetar principalmente a maneira como o sistema lida com notificações dos aplicativos. Por isso, a melhor maneira para se proteger de pessoas que compartilham esse tipo de “brincadeira” é desativar as notificações dos apps de mensagens.

De acordo com o site 9to5Mac, a falha parece não afetar a versão mais recente do sistema, conhecida como 13.4.5. Como o bug foi corrigido nessa versão, podemos presumir que a Apple estava ciente do acontecido.

Problemas anteriores

Há dois anos, algo semelhante ocorreu com os aparelhos da marca. Uma falha descoberta no iOS 11 desativava o acesso a aplicativos e mensagens recebidas no aparelho. O problema era desencadeado após o envio de um caractere do idioma Telugo para os dispositivos.

A Apple luta há anos contra esse tipo de vulnerabilidade do sistema. Em 2018, um único link foi suficiente para travar iPhones em todo o mundo. Em 2015, uma pequena sequência de texto foi responsável por desativar o iMessage.

Via: The Verge