Depois de controlar nossa conta bancária, as atividades físicas, substituir o dinheiro e o cartão de crédito e, acima de tudo, se tornar nossa central pessoal de informação, comunicação e entretenimento, chegou a hora de o smartphone controlar nossas casas. Se é que ele já não controla parte da sua. A automação residencial ainda não atinge 1% das residências brasileiras, mas este cenário é otimista está mudando rapidamente.

O Brasil ainda está muito longe da realidade norte-americana. Nos Estados Unidos, a participação de casas inteligentes – aquelas monitoradas por algum tipo de aplicativo – passa de 20% em um universo de mais de 120 milhões de residências. É outra história. Mas, por aqui, com o crescimento da penetração da internet e o uso dos smartphones, o mundo da Internet das Coisas dentro das casas começa a se tornar uma realidade cada vez próxima e acessível para mais e mais pessoas.

Os principais projetos de automação residencial estão voltados para funções de iluminação, áudio e vídeo e climatização. Mas com o crescimento da oferta de novos sensores, já é possível também controlar e medir o consumo de energia elétrica e de água, por exemplo. As possibilidade são cada vez maiores e, melhor, mais acessíveis também…

Se a automação residencial começou a crescer com o uso da internet e a quando o celular se transformou praticamente em uma extensão do nosso corpo, o momento atual é ainda mais promissor: a oferta de aplicativos, equipamentos e sensores é cada vez maior e, melhor, mais barata.

publicidade

A internet das coisas é democrática. Tudo começa com o seu smartphone e um aplicativo para controlar alguma coisa dentro de casa – isso é automação. Outra boa notícia para o Brasil é que recentemente o Google Home, central que conecta diversos eletrodomésticos, passou a entender português também. Um pouco limitado, é verdade. Mas isso já abre portas para um nível ainda maior de automação residencial no país. E para quem gostou da ideia e quer aumentar aquele 1% de casas inteligentes no Brasil, fique sabendo: você não precisa gastar rios de dinheiro e transformar sua casa do dia para a noite.