Cerca de duas semanas após o início de sua montagem, o quarto protótipo (SN4) da Starship, espaçonave que a SpaceX pretende usar para colonizar Marte, foi aprovado em um teste de pressurização criogênica.

O propósito do teste é se certificar de que a estrutura da espaçonave pode resistir à alta pressão e baixíssimas temperaturas causadas pelo combustível armazenado em seus tanques. Dois outros protótipos da Starship, o SN1 e SN3, falharam neste mesmo teste. “Está nevando no Texas”, disse Elon Musk, ao anunciar o resultado.

publicidade

Segundo o CEO e fundador da SpaceX, um teste dos propulsores da SN4 deve ser realizado ainda nesta semana. A expectativa é que a SN4 ou SN5, já em construção, sejam usadas para realizar curtos “saltos” dentro da atmosfera, subindo até uma altitude de 20 km antes de retornar à plataforma de lançamento.

publicidade

A Starship é crucial para o plano de Elon Musk de estabelecer uma colônia em Marte com 1 milhão de habitantes já em 2050. Entretanto, o próprio executivo reconhece que este é um objetivo ambicioso, e teme que sua empresa não consiga chegar ao planeta antes dele morrer.

Fonte: CNN Business