O mês que começou com a Lua mais brilhante do ano termina com a aparição mais brilhante de Vênus nesta terça-feira (28). Popularmente conhecido como “Estrela d’Alva” ou “Estrela Vespertina”, o planeta será visível a olho nu na direção noroeste a partir do pôr do sol, por volta das 18:00, até as 20:20, quando desaparece no horizonte.

Vale lembrar que as direções e horários neste artigo consideram um observador baseado em Brasília, e podem ser diferentes de acordo com o local do país onde você está. Para obter as informações para sua região, visite a página do evento no site In the Sky e clique no botão “Change Location” no canto superior direito.

O ideal é que você esteja em um local com uma visão “desimpedida” do horizonte, seja no ponto mais alto de sua cidade ou em um campo aberto, já que o planeta não estará muito “alto” no céu. Ainda assim, será fácil localizar: basta procurar a “estrela” mais brilhante no céu.

Dicas para observar

Para facilitar a orientação e saber em que direção olhar, é importante identificar os principais pontos cardeais. Para isso, você pode usar um velho truque ou um app em seu celular.

publicidade

O velho truque é baseado numa frase que você deve ter aprendido na escola: “o sol nasce a leste e se põe a oeste”. Fique em pé e estique os braços, com o direito apontando para o nascente, e o esquerdo para o poente. Então você terá o leste à direita, o norte à frente, o oeste à esquerda e sul atrás de você.

Quanto ao app, existem inúmeras opções. Quem usa um iPhone não precisa de um app extra, basta usar o “Bússola”, que é parte do iOS. Para Android nossa recomendação é o “Apenas uma bússola”, da PixelProse SARL, que é bonito, simples, gratuito e, mais importante, sem anúncios.