Pesquisadores do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial (CSAIL) do MIT, nos EUA, desenvolveram um sistema que permite ao usuário controlar um drone usando movimentos dos braços.

O sistema funciona com sensores eletromiográficos acoplados ao bíceps e tríceps, além de uma “pulseira” com sensores no antebraço. Eles detectam os sinais elétricos resultantes do movimento dos músculos e os traduzem em comandos para o drone.

Rotacionar o pulso para a esquerda ou direita faz o drone girar na mesma direção. Para mover o drone para a frente, basta cerrar o punho. Para fazê-lo parar, é só contrair o bíceps. Os sensores são bastante compactos, e poderiam ser usados debaixo de uma roupa (como um uniforme) sem problemas. No vídeo abaixo, um operador usa o sistema para controlar um drone através de uma série de anéis.

publicidade

Fruto do trabalho dos pesquisadores Joseph DelPreto e Daniela Rus, o sistema vem sendo desenvolvido como uma forma de controle de robôs industriais usados em conjunto com operadores humanos. Este segmento da robótica é conhecido como “robótica colaborativa” ou “cobótica”.

Fonte: TechCrunch