Em uma decisão recente, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas alterou uma das regras que faziam com que filmes oriundos de serviços de streaming não pudessem concorrer ao prêmio mais cobiçado do cinema.

Anteriormente, para que pudessem ser indicados, qualquer filme deveria ficar em cartaz nos cinemas por pelo menos uma semana. Porém, devido aos problemas envolvendo o novo coronavírus e as recomendações de distanciamento social, esses locais estão fechados, obrigando a indústria a realizar seus lançamentos em plataformas digitais. Por isso, a Academia decidiu por eliminar essa exigência. 

Mesmo com a flexibilização dos termos, isso não quer dizer que qualquer filme lançado diretamente em serviços de streaming pode concorrer. Ainda é necessário que um lançamento em cinemas tenha sido programado, mas que a equipe da produção o tenha cancelado devido à situação atual.

Exceção temporária

Em um comunicado, divulgado junto da decisão, David Rubin e Dawn Hudson, presidente e CEO da Academia, respectivamente, informaram que acreditam “firmemente que não há melhor forma de vivenciar a magia dos filmes do que vê-los no cinema. Mesmo assim, a trágica pandemia do coronavírus requer essa exceção temporária às nossas regras de premiação”.

publicidade

Reprodução

A declaração dá a entender que a nova determinação é válida apenas enquanto a pandemia exigir o fechamento de locais não essenciais. Por isso, elas devem perder a validade assim que os cinemas puderem reabrir.

Outra mudança interessante – e dessa vez permanente – é a extinção dos screeners, cópias dos filmes em DVD enviadas aos membros da Academia para que possam avaliar as produções. Agora, para que elas sejam vistas e votadas, o membro deve receber uma versão digital do arquivo ou assistir ao produto em uma das salas de exibição disponibilizadas pelos organizadores da premiação.

Via: Engadget