Que a Covid-19 é uma doença grave em muitos casos, o número de mortes no mundo já mostra. Agora, porém, um novo estudo britânico afirmou que, em situações de internação, o novo coronavírus é tão mortal quanto o ebola. A pesquisa incluiu dados de 16.749 pacientes hospitalizados no Reino Unido e ainda precisa passar pelo processo de revisão.

O estudo mostrou que 49% das pessoas internadas sobreviveram e receberam alta, enquanto 33% não resistiram à doença e 17% ainda estava em tratamento. “Algumas pessoas insistem em acreditar que a Covid-19 não é pior do que uma gripe ruim. Elas estão gravemente enganadas”, destacou Calum Semple, pesquisador líder do estudo.

publicidade

Semple afirmou ainda que a taxa de mortalidade para pessoas internadas com casos graves da doença é de 35% a 40%, o que é semelhante à de pessoas internadas com o vírus do ebola. “As pessoas precisam ouvir isso e colocar na cabeça. É uma doença incrivelmente perigosa”, acrescentou.

O estudo ainda confirmou que a doença é mais mortal em faixas etárias mais velhas. Além disso, mostra que os homens são mais afetados, e que essa diferença fica mais evidente enquanto a idade aumenta. “Em todas as faixas etárias, mais homens do que mulheres são afetados, e a diferença aumenta à medida que envelhecemos”, concluiu Semple.

publicidade

Via: BBC