O Metropolitan Transit Authority (MTA), departamento que regula o transporte público em Nova York, irá testar o uso de lâmpadas ultravioleta para desinfecção de ônibus e trens do metrô na cidade. O programa piloto é uma parceria com a Universidade de Columbia.

A partir de 11 de maio, lâmpadas que emitem luz ultravioleta C (UVC) serão instaladas em dois pátios de manobras do metrô e garagens de ônibus. Este tipo de luz, que é nociva aos seres humanos caso sejam expostos diretamente, tem poder germicida e bactericida. Entretanto, sua eficácia contra o coronavírus Sars-Cov-2, causador da Covid-19, ainda não é comprovada.

publicidade

A técnica já é usada comercialmente para desinfetar água, equipamentos de laboratório e instalações hospitalares. Se o teste for bem-sucedido, o MTA deve expandir seu uso para mais ônibus e trens do metrô.

Nova York é a cidade mais afetada pela Covid-19 no mundo, com mais de 175 mil casos e 19 mil mortes até o momento. A partir desta quarta-feira (6) o serviço de metrô da cidade será interrompido diariamente entre as 01:00 e 05:00 da manhã para desinfecção dos trens e estações.

publicidade

Fonte: The Verge