Em resposta à pandemia de Covid-19, o Uber irá em breve exigir que seus motoristas usem máscaras em vários países, entre eles os EUA, e está desenvolvendo tecnologia para garantir que eles cumpram a regra. Segundo a CNN a medida, que deve entrar em vigor nas próximas semanas, foi aprovada por executivos da empresa em uma reunião na semana passada.

Não há detalhes sobre como a tecnologia irá funcionar. A empresa já tem um sistema de verificação de identidade dos motoristas (Real-Time ID Check) que usa selfies para evitar fraudes. Entretanto, este sistema seria inadequado para a verificação do uso de máscaras, já que nada impediria o motorista de tirar a máscara entre uma selfie e outra.

Uma vez que a medida entre em vigor, motoristas do Uber serão obrigados a usar algum tipo de cobertura no rosto, como uma máscara ou bandana, tenham ou não recebido uma máscara da empresa.

“À medida que os países reabrem, o Uber está focado na segurança e segue com cautela. Hoje, estamos enviando equipamentos de segurança para os motoristas que estão fazendo viagens essenciais, e continuamos pedindo aos passageiros que fiquem em casa, se puderem. Ao mesmo tempo, nossas equipes estão se preparando para a próxima fase de recuperação, onde todos teremos um papel a desempenhar”, disse o chefe de comunicações de segurança da Uber, Andrew Hasbun, em comunicado à CNN Business.

publicidade

Questionada sobre a exigência do uso de máscaras no Brasil, a assessoria de imprensa do Uber no país nos respondeu:

“Como tem feito desde o início da pandemia, a Uber segue orientando seus parceiros e usuários sobre as recomendações e determinações das autoridades de saúde e autoridades locais relativas à COVID-19. Neste momento, continuamos pedindo aos usuários que fiquem em casa, se puderem evitar sair, enquanto fornecemos recursos para que os parceiros possam adquirir máscaras e itens de higiene para mantê-los em segurança. A comunicação enviada ontem trata da recomendação de uso de máscaras para todos os usuários e parceiros – uso que já é obrigatório pela regulação de algumas localidades”.

A preocupação com contaminação de passageiros e funcionários não é exclusiva de apps de transporte como o Uber. Na última semana, várias companhias aéreas dos EUA anunciaram que todos os passageiros, bem como seus tripulantes, terão de usar máscaras durante os vôos, o check-in e em áreas ao redor dos portões de embarque.

Fonte: CNN