Para usufruir ao máximo de seu computador, é claro, você acaba baixando e instalando programas no Windows 10 para adicionar novas funções e recursos a ele. Apesar de tal tarefa ser bem comum, infelizmente, alguns programas desconhecidos ou até mesmo famosos podem conter códigos maliciosos, que deixam o seu computador ou arquivos em risco.

Felizmente, para evitar que este tipo de problema atinja você, o Windows 10 conta com um recurso para rodar programas com segurança em uma sandbox, que leva o nome de “Área restrita do Windows” no sistema da Microsoft e explicaremos como funciona logo abaixo. A seguir, confira como ativar e usar a Área Restrita do Windows 10.

Importante

Antes de realizar o processo para habilitar a Área Restrita do Windows é necessário que você ative a Tecnologia de virtualização Intel® (VT-x) ou a AMD Virtualization (AMD-V™) em seu computador. Esse processo é feito na Bios (acessada ao apertar F2 ou Del na hora de ligar o PC) através da guia “Advanced” nas configurações da CPU, mas ele não será abordado neste tutorial por variar bastante de acordo com o fabricante de sua máquina.

Como funciona a Área Restrita do Windows 10

Assim como foi explicado acima, muitos programas podem conter algo malicioso em seus códigos e, ao estarem instalados no Windows, eles conseguem ter acesso a seus arquivos e outras informações podendo até mesmo danificá-los. Já a Área Restrita do Windows funciona como um tipo de máquina virtual que cria um ambiente isolado do sistema operacional, onde você poderá instalar programas sem que eles enxerguem a sua instalação do Windows e tenham acesso a seus arquivos e outras informações.

publicidade

Como ativar e usar a área restrita do Windows

Apesar de não vir ativada por padrão no Windows, a função da Área Restrita do sistema é simples de ser habilitada e está disponível para quem tem o Windows 10 com pelo menos a atualização de maio de 2019 já instalada. Veja como habilitá-la:

1. No menu Iniciar, procure por “Ativar ou desativar recursos do Windows”;

Reprodução

2. Na janela abera, marque a caixinha ao lado de “Área restrita do Windows” e clique em “Ok”;

Reprodução

3. Aguarde o processo ser efetuado, ele pode levar alguns minutos. Quando estiver pronto, clique em “Reiniciar agora”.

Reprodução

Depois de ter efetuado o processo acima, a “Área Restrita do Windows” já está pronta para ser utilizada. Para isso, siga este passo a passo:

1. No menu Iniciar, procure por “Windows Sandbox” e faça a sua execução como administrador;

Reprodução

2. Aguarde o programa ser carregado. Este processo costuma demorar um pouco na primeira vez;

Reprodução

3. Neste momento, você já verá um tipo de “máquina virtual” do Windows 10 onde poderá instalar seus programas.

Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe como ativar e usar a Área Restrita do Windows 10 para testar programas com segurança em seu computador sem expor arquivos ou outras informações.