O Ubuntu, sistema operacional de código aberto, tem um bug que permite que o usuário congele todo o sistema ao pressionar uma única tecla. O problema pode ser reproduzido em qualquer uma das versões com a interface padrão GNOME Shell e com o navegador Firefox.

O bug, que foi relatado há dois anos no fórum GNOME Gitlab, acontece quando o usuário pressiona a tecla F11 por mais de um segundo. Após a ação, o Shell congela e consome toda a memória em instantes.

No Firefox, por exemplo, a tecla F11 é responsável para transformar aplicativos em tela cheia. Segundo especialistas, o problema que congela o sistema está relacionado à animação que dá lugar à tela cheia.

Reprodução

publicidade

Foto: Ubuntu

O relato no GNOME Gitlab está repleto de comentários que confirmam o bug. Mesmo após o lançamento da versão mais atual Ubuntu 20.04 com GNOME 3.36, disponibilizada em abril deste ano, o problema continua presente.

Joey Sneddon, do site OMG! Ubuntu!, especialista no sistema, explicou que após o travamento do Shell, os computadores com processadores AMD se comportam diferentemente dos que possuem chips Intel.

No caso dos computadores que carregam processadores Intel, basta deixar o dispositivo parado por um tempo para que tudo volte ao normal conforme o próprio sistema interrompe os processos. Já quando o chip é AMD, a máquina fica tão quente que deliga.

Por ora, não há nenhuma solução definitiva para o bug, portanto, não tente isso em casa.

 

Via: Genbeta