Um dos maiores mistérios sobre Marte é se o planeta é capaz de abrigar vida, sendo a presença de água um dos fatores mais importantes para isso. Há décadas, os cientistas procuram evidências da sua presença e, com a melhora da tecnologia, vestígios de rios, lagos e até oceanos já foram encontrados.

Se hoje o planeta vermelho é gelado e empoeirado, há bilhões de anos era quente o bastante para ter água líquida e vida. Por conta disso, Marte é o lugar onde especialistas acreditam que seja mais provável de encontrar evidências de vida extraterrestre.

publicidade

Agora, um satélite de alta resolução registrou imagens detalhadas de um penhasco rochoso que, há 3,7 bilhões de anos, foi formado por rios. Este período é o mesmo que a vida na Terra começou a surgir. É a primeira vez que os cientistas conseguem examinar esse tipo de rocha tão de perto.

ReproduçãoAntigo sistema fluvial de Marte. Foto: Nasa

publicidade

“Nunca vimos um afloramento com tanta quantidade de detalhes e que definitivamente podemos dizer que é algo tão antigo. Essa é mais uma peça do quebra-cabeça na busca pela vida antiga em Marte, fornecendo uma nova visão de como muita água ocupava essas paisagens antigas”, destacou o pesquisador de pós-doutorado Joel Davis.

As imagens mostram rochas sedimentares com 200 metros de espessura formadas por processos fluviais que duraram um longo período. Essa evidência reforça a esperança de que essas rochas desse período possam ser ideais para a busca de evidências de vidas passadas em Marte.

publicidade

Via: Phys