As missões Apollo levaram o homem à Lua, mas a última delas, a Apollo 17, ocorreu no longínquo ano de 1972. Desde então, diversas agências querem voltar para o satélite natural e trabalham em novas tecnologias para isso.

A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (Jaxa) é uma delas e planeja levar astronautas em nove anos para a superfície lunar. Sua última invenção para a missão, no entanto, é inusitada: um pneu inspirado nos cascos de um camelo.

publicidade

Imaginando rodar por mais de 9,6 mil km, a agência vai equipar seus pneus especiais em um veículo espacial pressurizado. Desenvolvido pela Bridgestone, o acessório foi criado baseado no conceito de biomimétrica, que consiste em se inspirar em algo biológico.

ReproduçãoPneu inspirado em casco de camelo. Foto: Arte Uol

publicidade

Dessa forma, as rodas possuem um formato em que lembra dois pneus colados. A superfície é formada por ranhuras que o permitem afundar levemente na poeira da superfície lunar e otimizar a tração.

Na parte interna, uma rede de placas de metal age como molas e servem para dissipar impactos, dar flexibilidade e eliminar a necessidade de inflar o pneu, o que o impede de furar.

publicidade

A Bridgestone não revelou o material, tamanho e peso de cada unidade, mas destacou que serão muito pesados. Isso pode ser um desafio, já que não serão levadas unidades extras à missão justamente por isso.

Via: Uol

publicidade