Uma equipe de astrônomos do Observatório de Radioastronomia da África do Sul (Saro) afirma ter descoberto o mistério por trás das Galáxias X. Ao contrário do comum, quando dois jatos de ondas de raio são disparados para fora das galáxias, essas disparam quatro, formando um grande “X”, fenômeno que os astrônomos tentam explicar há anos.

Usando o telescópio MeerKAT, na África do Sul, um observatório de rádio composto por 64 antenas, a equipe examinou uma galáxia com quatro jatos chamada PKS 2014-55, a cerca de 80 milhões de anos-luz da Terra, de perto.

Reprodução

Telescópio MeerKAT/Foto: Divulgação

publicidade

Os pesquisadores descobriram que o material tende a fluir ao centro da galáxia e ser desviado devido à “pressão do gás intergaláctico tênue”. A equipe acredita que isso seja uma grande evidência de que essas galáxias sejam resultado de dois buracos negros que desviam o material em direções diferentes.

A descoberta só foi possível graças à incrível resolução do MeerKAT. Os astrônomos combinaram os dados das 64 antenas, resultando o equivalente a uma única com oito quilômetros de largura. “É maravilhoso ver como suas capacidades únicas estão contribuindo para resolver questões de longa data relacionadas à evolução das galáxias”, destacou coautora do estudo Bernie Fanaroff.

Via: Futurism