A Darpa, agência de pesquisa e projetos avançados do departamento de defesa dos EUA, está se preparando para demonstrar as características de uma rede orbital similar à Starlink, chamada Blackjack.

O conceito e objetivos básicos são os mesmos: uma constelação de satélites em órbita baixa (LEO, Low Earth Orbit), criando uma rede autônoma de alta velocidade, altamente conectada e com cobertura persistente e resistente.

publicidade

Porém, a Darpa quer oferecer mais do que apenas “internet rápida” para tropas dos EUA em todo o mundo: entre os conceitos que serão explorados estão a comunicação entre satélites, supercomputação e comunicação com rádios táticos no campo de batalha.

O primeiro satélite experimental será o Mandrake 1, um “cubesat” (satélite de pequeno porte em forma de cubo) com “chips de supercomputador”. A missão Mandrake 2 usará dois cubesats para demonstrar a transferência de dados entre satélites usando links ópticos. E um experimento chamado Wildcard irá demonstrar a comunicação entre os satélites e rádios em solo. As missões serão comandadas por um sistema autônomo de gerenciamento de missão, batizado de “Pit Boss”.

publicidade

A data de lançamento da primeira missão não foi definida. Segundo Paul Thomas, gerente do programa, “esperamos começar a integração das duas primeiras cargas úteis militares no próximo verão (meados de 2021), com lançamento em um veículo compartilhado no final de 2021 e o restante da sub-constelação de demonstração Blackjack em 2022”.

Fonte: C4ISRNet