EnglishPortugueseSpanish

O Twitter irá adotar etiquetas de verificação nas mensagens que contêm informações enganosas ou contestadas sobre o novo coronavírus. Posts que incentivem, por exemplo, pessoas a injetar desinfetante ou não usar máscaras terão um alerta que informará as pessoas de que as informações no tuíte entram em conflito com a orientação de especialistas em saúde pública.

As mensagens serão classificadas em três categorias: Informações enganosas, que são declarações ou afirmações que foram confirmadas como falsas por especialistas; Reivindicações disputadas, são afirmações nas quais a precisão, veracidade ou credibilidade da reivindicação é desconhecida; e Declarações não verificadas, as informações (que podem ser verdadeiras ou falsas) que não são confirmadas no momento em que são compartilhadas.

publicidade

As informações enganosas serão marcadas e poderão ser removidas, enquanto as outras duas categorias serão rotuladas se tiverem probabilidades “moderadas” de causar dano. “No futuro, podemos usar esses rótulos para fornecer esclarecimentos adicionais em situações em que os riscos de danos associados a um tuíte são menos graves, mas que as pessoas ainda podem estar confusas em relação ao conteúdo”, explica o Twitter no seu comunicado oficial.

Twitter/Reprodução

Internamente, a rede social tem monitorado proativamente conteúdo relacionado à Covid-19 para tentar garantir que o algoritmo não esteja priorizando mensagens com conteúdo duvidoso. Desinformação postada por políticos e celebridades de alto nível, por exemplo, tendem a se espalhar rapidamente.

publicidade

Recentemente empresa removeu tuítes que continham desinformação prejudicial relacionada ao coronavírus feitos de políticos, como o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e o presidente venezuelano Nicolás Maduro. Os tuítes de Bolsonaro incluíam vídeos questionando medidas de distanciamento social e quarentena. Maduro recomendou o uso de uma “fermentação natural” como uma cura potencial para o coronavírus.

SEPARANDO RETWEETS E COMENTÁRIOS

Um novo design que o Twitter está testando deve ajudar ainda mais os usuários a entender o encadeamento das mensagens da rede social. De acordo com a blogueira Jane Manchun Wong, especializada em encontrar ferramentas secretas em apps, a versão do Twitter para Android está separando os retweets simples dos que possuem comentários.

Em um print publicado por Wong, é possível ver que o contador mostra duas colunas, uma para cada tipo de postagem. Ainda há uma interface com guias para alternar facilmente entre os contadores depois de abri-los. Essas alterações já estão ativas na versão iOS do aplicativo, então era uma questão de tempo até que chegasse para Android.

Via: CNet/Android Police