O PlayStation 1 foi lançado em 1994, sendo o primeiro videogame da Sony e que marcou história para muitos jogadores entregando diversos títulos clássicos, sendo que alguns deles até mesmo serão remasterizados. Já ao tentar jogar algo original de sua biblioteca em um monitor ou televisão atual, você notará que os gráficos dos jogos não são mais tão bonitos quanto pareciam devido a técnicas adotadas na época para esconder certas imperfeições e que não funcionam com os displays atuais.

Felizmente, com a ajuda de um emulador, você consegue deixar os jogos do PlayStation 1 com os seus gráficos melhorados ao aumentar a sua resolução e usar certos filtros no computador. A seguir, veja como rodar jogos do PlayStation 1 com gráficos melhorados no PC.

Importante

Para que alguns jogos funcionem corretamente pode ser necessário utilizar uma BIOS no emulador, que só pode ser obtida a partir de seu próprio console. Além dela, vale ressaltar, as imagens dos jogos também devem ser obtidas a partir de sua própria coleção. Obter esses arquivos por outro meio ou a partir da internet é considerado ilegal.

Como rodar os jogos do PlayStation 1 com gráficos melhorados no PC

O processo de configurar o emulador do PlayStation 1 no PC para ter bons gráficos só precisa ser realizado uma vez e já será aplicado para todos os seus jogos quando eles forem abertos. Confira:

publicidade

1. Acesse o site oficial do ePSXe e realize o download de sua última versão;

2. Abra o arquivo baixado e extraia o seu conteúdo para uma pasta;

3. Coloque os seus jogos na pasta “isos” e a “Bios” na sua pasta correspondente. Então, execute o ePSXe;

Reprodução

4. Na mensagem que surge, clique em “Config >>”;

Reprodução

5. Agora, selecione a BIOS desejada e clique em “Next >>”;

Reprodução

6. Selecione o “Pete’s OpenGL2 GPU” e clique em “Config”;

Reprodução

7. Na nova tela, configure ela de acordo com a imagem abaixo prestando atenção nos itens destacados. Clique em “Ok”. Caso a emulação de seus jogos acabe ficando lenta, você poderá mudar estas configurações posteriormente;

Reprodução

8. De volta a tela anterior, clique em “Next >>”;

9. Clique em “Next >>”. Nessa etapa não é necessário realizar nenhuma alteração;

Reprodução

10. Mais uma vez, apenas clique em “Next >>”;

Reprodução

11. Nesta tela, clique em “Controller 1”;

Reprodução

12. Caso você utilize um controle do Xbox, basta selecionar a opção “XInput” na parte de cima da janela. Já para outros controles, basta clicar em um dos botões e apertar a tecla desejada em seu joystick para mapeá-la. Clique em “Ok”;

Reprodução

13. De volta a tela anterior, clique em “Next >>” e, então, em “Done”.

Reprodução

A partir deste momento, o emulador já está configurado para apresentar os melhores gráficos possíveis. Agora, veja mais este simples passo a passo para rodar os seus jogos:

1. Na tela principal do emulador, clique em “File” e vá em “Open gamelist”;

Reprodução

2. Na nova tela, clique em “Folders”;

Reprodução

3. Agora, utilize o botão representado por “três pontos” para escolher a pasta em que você colocou as imagens de seus jogos. Então, clique em “Ok”;

Reprodução

4. De volta a tela anterior, clique em “Refresh” e selecione o jogo desejado para rodar. Caso queira deixar a lista mais bonita com a capinha dos jogos, basta usar a opção “Get covers”;

Reprodução

5. Neste momento, o seu jogo já deverá estar rodando!

Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe como rodar os jogos do PlayStation 1 com os gráficos melhorados usando um emulador no seu computador.