Um sistema sem fio, que monitora o uso de eletrodomésticos, pode ajudar as pessoas a criarem melhores hábitos de consumo de energia, alimentação e até atividade física. O Sapple foi desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial (CSAIL) do MIT, e é similar à ferramenta criada para acompanhar pacientes com Covid-19.

Os cientistas acreditam que, com dados sobre como e quando as pessoas abrem a geladeira ou usam o micro-ondas, secador de cabelo e até o fogão, é possível estudar hábitos de saúde, rastrear o bem-estar de idosos, incentivar menos uso de energia e até ajudar as companhias de seguros a avaliar melhor os riscos.

publicidade

O Sapple usa um medidor inteligente de eletricidade e um dispositivo wi-fi montado na parede, que emite e rastreia sinais de rádio para determinar onde uma pessoa está. Esses sensores alimentam um modelo de aprendizado de máquina que determina onde e quando um determinado aparelho da casa está sendo usado.

“Este sistema usa dados de detecção passiva e não exige que as pessoas mudem a maneira como vivem”, explica um dos criadores do Sapple, Chen-Yu Hsu, estudante de doutorado do MIT. “Ele tem potencial para melhorar a economia de energia e a eficiência, nos fornece uma melhor compreensão das atividades diárias de idosos que moram sozinhos e fornece informações sobre a análise comportamental para ambientes inteligentes”.

publicidade

Via: Endgaget