O Chrome vai começar a bloquear anúncios que consomem muitos recursos do aparelho – especialmente a bateria do smartphone e o tráfego de dados da banda larga doméstica. De acordo com o Google, as mudanças no navegador passam a vigorar nos últimos dias de agosto.

“Descobrimos recentemente que uma fração de 1% dos anúncios consome uma parcela desproporcional de recursos do dispositivo, como bateria e dados de rede, sem que o usuário saiba. Esses anúncios (como aqueles que exploram criptomoedas, são mal programados ou não são otimizados para uso em rede) podem esgotar a vida da bateria, saturar redes já sobrecarregadas – e custar dinheiro”, afirma a empresa.

Exemplo de anúncio bloqueado pelo Chrome (Google/Divulgação)

Se o browser detectar que um anúncio estiver usando muitos recursos, o Chrome exibirá uma página de erro no quadro em que a propaganda seria exibida. As limitações serão 4 MB de dados de rede, 15 segundos de uso da CPU em período de 30 segundos ou 60 segundos do uso total do processador.

“Embora apenas 0,3% dos anúncios excedam esse limite hoje, eles representam 27% dos dados de rede usados por anúncios e 28% de todo o uso da CPU das propagandas publicitárias”, segundo a companhia.

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Via: Chromium Blog