A Boring Company, uma das empresas de Elon Musk, concluiu a escavação do segundo túnel sob o Las Vegas Convention Center – o primeiro foi finalizado em fevereiro. Com isso, a primeira fase do projeto, estimado em US$ 52 milhões (R$ 307 milhões em conversão direta), está concluída.

O objetivo do sistema é permitir a movimentação dos visitantes de um lado a outro do centro de convenções de maneira mais rápida. O trajeto, que anteriormente levaria cerca de quinze minutos, poderá ser feito em apenas dois usando a tecnologia.

Como próximo passo, a empresa voltará a atenção para a finalização das estações de passageiros acima do solo em cada uma das extremidades dos túneis, bem como uma terceira estação, localizada no meio do sistema. O projeto, que é conhecido como LVCC Loop, está programado para ser aberto ao público em janeiro de 2021, bem a tempo da próxima Consumer Electronics Show (CES).

Reprodução

publicidade

Após a conclusão, esse deve ser o primeiro projeto de transporte comercial da Boring Company em funcionamento. A ideia é que o sistema consiga transportar mais de 4.000 pessoas por hora através dos túneis em veículos da Tesla.

O transporte será feito em veículos Model 3 e Model X, da empresa de Elon Musk. Além disso, uma espécie de bonde será disponibilizada e poderá acomodar de 12 a 16 passageiros por viagem.

A ideia é que os veículos conduzam os passageiros de maneira autônoma. No entanto, no início da implementação, eles ainda devem contar com motoristas controlando os carros remotamente. Isso será possível graças a uma série de sensores que estão sendo instalados nos túneis.

CES 2021

Ao que parece, pelo menos por enquanto, a condução do projeto não foi afetada pela pandemia do novo coronavírus. Porém, se as medidas de isolamento se estenderem, pode ser que o próximo evento programado, a CES 2021, em que seria a estreia dos túneis, seja adiado. Isso faria com que eles ficassem inutilizados até o próximo grande evento.

O Loop não é destinado a servir como transporte público. Em vez disso, será uma comodidade oferecida pela convenção para participantes e possíveis clientes. Por esse motivo, não será cobrada qualquer tarifa de quem visitar a feira e utilizar o serviço. 

Com a construção concluída, o próximo passo é iniciar os testes de locomoção, que devem se seguir nos próximos meses. Até a abertura da CES – se é que vai acontecer – o sistema deve estar completo e funcionando.

Via: The Verge