A United Launch Alliance (ULA) lançará neste sábado (16) um foguete Atlas V carregando o X-37B, o avião espacial desenvolvido pela Boeing para a Força Aérea dos EUA (USAF). A missão USSF-7 será a sétima sob supervisão da Força Espacial (USSF) criada pelo presidente Donald Trump.

A USAF tem dois modelos X-37B. Suas longas missões em órbita já tiveram duração variando entre 224 a 779 dias, sempre com o propósito mantido em segredo. Por isso especula-se que ele seja usado em missões de espionagem de alvos no solo, captura de “inteligência eletrônica” de satélites em órbita ou mesmo teste de armas orbitais que estariam sendo desenvolvidas pelos Estados Unidos.

Desta vez, parte dos objetivos da missão é pública. Segundo Barbara Barret, secretária da Força Aérea dos EUA, a espaçonave carregará três experimentos importantes. O primeiro é uma placa contendo amostras de “materiais significativos” para testar sua reação às condições do espaço, e o segundo irá estudar o efeito da radiação ambiente do espaço em sementes. Ambos foram desenvolvidos pela Nasa.

Reprodução

publicidade

Boeing X-37B

O terceiro experimento, criado pelo Laboratório de Pesquisa Naval dos EUA, investigará a transformação de energia solar em micro-ondas eletromagnéticas, e sua transmissão para a Terra. Além disso, a missão irá lançar o FalconSat-8, um pequeno satélite desenvolvido pela Academia da Força Aérea dos EUA, que conduzirá “vários experimentos” em órbita.

O foguete Atlas 5 terá na carenagem uma dedicatória. O texto diz: “Em memória às vítimas da Covid-19 e tributo a todos os socorristas e profissionais que trabalham na linha de frente. AMÉRICA FORTE”.

Segundo a ULA, devido às condições climáticas, as chances de o lançamento acontecer neste sábado, 16 de maio, são de apenas 40%. O foguete partirá do complexo de lançamento 41 na Base Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, às 9h24 (horário de Brasília).

O lançamento será transmitido ao vivo via streaming no canal da empresa no YouTube a partir das 9h05 (horário de Brasília). Você poderá assistir usando a janela acima.

Fonte: ULA