Uma pesquisa conduzida com mais de 5 mil pacientes hospitalizados com Covid-19 nos EUA identificou que mais de um terço desenvolveu problemas renais agudos devido ao vírus. Realizado por pesquisadores da Northwell Health, a maior rede privada hospitalar de Nova York, este é o maior estudo já realizado com pacientes, entre os que buscam detectar danos causados pelo novo coronavírus nos rins humanos.

“Dos 5.449 pacientes estudados, 36,6% desenvolveram lesões renais agudas”, disse Kenar Jhaveri, chefe de nefrologia da Northwell, em entrevista à agência de notícias Reuters. Ele ainda ressalta que 14,3% dos casos requisitaram hemodiálise, um tratamento que consiste na remoção do líquido e substâncias tóxicas do sangue com auxílio de uma máquina. Os casos analisados foram computados entre os dias 1 de março e 5 abril.

O estudo mostra que parte dos pacientes apresentam problemas renais já no início do atendimento. De acordo com a pesquisa, 37,7% dos pacientes deram entrada no hospital com falhas nos rins ou desenvolveram complicações nos órgãos nas primeiras 24 horas de internação.

Reprodução

publicidade

Foto: Reuters

Em outros casos, a insuficiência renal ocorreu momentos antes dos pacientes em estado grave precisarem ser submetidos a respiradores mecânicos. Dentre os mais de mil indivíduos que estiveram nessa condição, cerca de 90% desenvolveram insuficiência renal aguda. Em comparação, 925 pacientes também apresentaram o mesmo problema, mas não precisaram de ventiladores pulmonares para respirar.

Jhaveri afirma que, frequentemente, pacientes com quadros sérios da Covid-19 desenvolvem insuficiência renal à medida que suas condições pioram. Ele diz, no entanto, que isso não é específico da doença causada pelo novo coronavírus. “Está mais relacionada ao quão doente você está”, pontua o médico.

Por outro lado, uma estimativa da proporção de pacientes que podem desenvolver problemas renais pode ajudar redes hospitalares a planejar a equipe e os equipamentos necessários para atender pacientes nessa condição.

Fonte: Agência Reuters