Para este ano, a Philco está decidida em trazer para o mercado brasileiro alguns produtos com o sistema Android. Um deles é justamente o smartphone Philco HIT PCS01, um aparelho do segmento de entrada.

Os principais destaques deste celular ficam para a sua tela LCD com resolução HD+ e os seus 4 GB de memória RAM, algo considerável para um aparelho deste segmento. O Olhar Digital teve a oportunidade de testar o celular e conta a seguir o que achou dele. Confira!

publicidade

Design e tela

Assim como a maioria dos celulares de entrada, o principal material utilizado no acabamento do Philco PCS01 é o plástico, mas que não o deixa com um aspecto frágil. Inclusive, algo de positivo a ser destacado por aqui é que dificilmente este aparelho fica com marcas de dedos, o que para nós é um ponto bem positivo, mas torna o seu visual pouco chamativo e simples demais.

Reprodução

publicidade

Ainda em relação a sua parte traseira, é por lá que estão as principais câmeras do aparelho, que ficam posicionadas bem no canto. Além delas, também é ali que está o leitor de impressões digitais, que ofereceu um bom tempo de resposta em nossos testes.

Já no que diz respeito a conexões a Philco resolveu ser um pouco mais tradicional e traz uma entrada micro USB e uma porta P2 para fones de ouvido.

publicidade

O painel adotado no Philco HIT utiliza a tecnologia IPS LCD e conta com a resolução de 1440 x 720 pixels (HD+). Apesar de se tratar de uma tela LCD, a marca me surpreendeu neste quesito, já que o seu display conseguiu oferecer um bom nível de brilho em nossos testes, apesar de suas cores não serem tão vivas quanto poderiam.

Performance

Para a questão de desempenho, este celular da Philco até consegue realizar um bom trabalho, mas não nos surpreendeu. Antes de entrar nos detalhes deste assunto, vamos as configurações dele. Veja:

publicidade
  • Processador Octa-Core Unisoc SC9863A;
  • GPU PowerVR Rogue GE8322;
  • 4 GB de memória RAM;
  • 64 GB de espaço para armazenamento expansível via cartão microSD;
  • Bateria de 4.000 mAh.

De forma geral, para um aparelho de entrada, este celular da Philco consegue rodar bem os aplicativos mais simples para trocar de mensagens, navegar na internet e outras atividades pequenas. Apesar disto, em meus testes, o aparelho demonstrou pequenas lentidões para exibir algumas animações e transições do sistema, mas nada que fugisse do normal para um aparelho de entrada.

Já na questão de jogos, que não é o foco do aparelho, o Philco PCS01 aguenta bem os títulos mais simples da Google Play, mas você pode esperar ver alguns pequenos travamentos neles, que não chegam a comprometer muito a experiência final.

Reprodução

Em relação a autonomia, ao contar com 4.000 mAh para sua bateria, honestamente, eu esperava um pouco mais do Philco PCS01. Em meus testes, ao utilizar o celular durante o dia para as tarefas mencionadas acima, a carga dele sempre acabava ficando um pouco abaixo dos 15%. Já o seu tempo de carregamento também não é muito rápido e uma recarga completa leva aproximadamente duas horas para ser realizada.

Fotos

Para tirar fotos, o Philco PCS01 vem com duas câmeras traseiras, sendo uma wide de 13 megapixels e, a outra, um sensor de profundidade de 2 megapixels. Com elas, você até consegue tirar fotos boas em ambientes bem iluminados, apesar da resolução não ser muito alta e o nível de detalhes também não impressionar.

Reprodução

Reprodução

Ao mudar para um ambiente fechado ou com menos iluminação, o celular da Philco PCS01 já não consegue agradar no resultado das imagens devido a abertura de sua lente e você verá um grande nível de ruído nas fotos. Já a câmera de selfies do aparelho, apesar de contar com apenas 5 megapixels de resolução, consegue fazer um bom trabalho e mantém um nível de detalhes bem aceitável.

Reprodução

Sistema

Para a parte do sistema, o Philco PCS01 traz o Android 9 Pie praticamente puro e quase sem aplicativos pré-instalados. Ainda assim, o sistema traz uma opção de “controles inteligentes”, que é bem interessante e traz funções úteis como poder ativar o modo de economia de energia ao colocar o celular no bolso.

Preço e disponibilidade

O modelo do Philco HIT avaliado pelo Olhar Digital está à venda no site oficial da marca por R$949,90.

Conclusão

O Philco HIT PCS01 é um celular de entrada que não desaponta na performance, mas que poderia receber algumas melhorias na autonomia de sua bateria e na parte de fotos. O seu acabamento, apesar de ser bom, não tem nenhum apelo visual e é bem simples, mas isso pode não ser um problema para todo mundo.

O seu grande diferencial mesmo acaba indo para os 4 GB de memória RAM, que é um pouco acima do que estamos acostumados a ver em aparelhos da mesma faixa de preço. Ainda assim, essa quantidade extra de memória RAM não é algo que o deixe tão à frente de seus concorrentes quando o assunto é performance.

Desta forma, o Philco HIT até é um aparelho interessante, mas falta um “grande diferencial” para ele se tornar uma boa ou a primeira opção para muita gente.