Enquanto o tão aguardado tema escuro do WhatsApp Web/PC não chega oficialmente, nesses últimos meses, o Olhar Digital tem preparado diversos tutoriais de como utilizar alternativas do modo noturno com uso de extensões e programas. Apesar de rolarem fortes indícios sobre a conclusão do recurso, mas sem pronta liberação por parte da empresa de Zuckerberg, o site WABetaInfo acabou de publicar em seu blog um post sobre um ‘hack’ simples para obter o modo escuro sem tantos malabarismos e instalações de apps de terceiros. 

Vale observar que o visual pode não ser igual a versão final do ‘dark mode’ do WhatsApp Web, que ainda será liberado. O truque, originalmente descoberto por Thales, membro da Comunidade WABetaInfo Discord Server, é realmente fácil de ser aplicado, mesmo que o usuário não tenha boas habilidades em informática. Acompanhe abaixo o passo a passo de como ativar o modo escuro via navegador.

  • Abra a página oficial do WhatsApp Web.
  • Faça o login usando o QR Code.
  • Quando o WhatsApp Web estiver aberto, já é possível aplicar o truque: clique com o botão direito do mouse fora do bate-papo e toque em “Inspecionar”.

    Reprodução

  • O navegador mostra agora o console e o código da página. Agora, você precisa rolar a parte superior do código para encontrar a string ‘body class=”web”’ (ou utilize o comando CTRL + F e procure por ‘body class=”web”‘).

    Reprodução

  • “web” é a classe do tema original, o que você está usando no momento. Vamos substituí-lo por “web dark”.

    Reprodução

  • Após substituir a sequência, confirme tocando em Enter.
  • Pronto! Agora, o WhatsApp Web usará o tema escuro!

Reprodução

Vale lembrar que o processo não é permanente, será preciso repetir o procedimento sempre que atualizar a página ou quando abrir o mensageiro a partir de um local diferente – um novo browser ou uma aba nova de um browser diferente, por exemplo. 

publicidade

Enquanto o WhatsApp não libera oficialmente o modo escuro, até o momento, esta é a alternativa mais segura e mais visualmente confortável.