Desde que a pandemia do novo coronavírus se espalhou pelo mundo, diversos cientistas estão em busca de medicamentos e vacinas eficazes contra a Covid-19. Enquanto nenhuma dessas alternativas são concluídas, o tratamento com anticorpos pode ser uma forma de combater a doença. Agora, o cientista da Universidade Rockefeller, Michel Nussenzweig, anunciou ter um material pronto para uso e pretende iniciar os testes em humanos até setembro.

“Os anticorpos que conseguimos clonar são extremamente potentes e podem vir a ser usados de duas maneiras”, explicou o cientista. A primeira é utilizar como tratamento para eliminar o vírus em pessoas doentes e a segunda para prevenir a infecção.

publicidade

Reprodução

Foto: Reuters

publicidade

Em um estudo preliminar, Nussenzweig encontrou anticorpos muito semelhantes em diferentes pacientes. Para ele, isso é um bom sinal na busca por uma vacina, já que uma proteína específica pode ser o suficiente para eliminar o Sars-Cov-2. Além disso, a equipe descobriu que, apesar de potentes, os anticorpos são produzidos em baixa concentração.

Segundo o pesquisador, porém, para uma produção em larga escala de anticorpos contra a Covid-19, é necessário que grandes farmacêuticas entrem no projeto. As empresas VIR e Regeneron são algumas das que já fazem parte da corrida internacional para o desenvolvimento de terapias para a doença.

publicidade

Enquanto nenhum tratamento se mostra eficaz, a melhor forma de combater a doença é adotar as medidas de prevenção para diminuir sua disseminação.

Via: O Globo

publicidade