Nesta segunda-feira (18) acontece a primeira e única conjunção planetária do mês, entre Júpiter e Saturno. Em termos astronômicos, uma conjunção acontece quando dois ou mais corpos celestes parecem estar próximos. Claro que se trata apenas de uma ilusão de óptica causada pela posição dos astros em relação à perspectiva terrestre, mas não deixa de ser um fenômeno muito interessante.

O fenômeno será visível a partir das 22h20, horário de Brasília, quando o par surgir no horizonte ao leste. Eles estarão no ponto mais alto do céu às 04h42, na direção sudoeste. Embora só Júpiter e Saturno possam ser observados a olho nu, Plutão também estará perto deles. Entretanto, para observar o “ex-planeta” é necessário um telescópio.

publicidade

Dicas para observar

Vale lembrar que todos os horários e direções mencionados neste artigo têm como base um observador em Brasília, e podem variar de acordo com sua localização no país. Uma sugestão é consultar a página sobre a conjunção no site In the Sky, que leva em consideração a localização do visitante para atualizar as informações. Você pode alterar a localização usando o botão Change Location no canto superior direito da página.

Para se orientar em relação aos pontos cardeais, uma dica é usar um app em seu smartphone. Quem tem um iPhone não precisa instalar nada, basta usar o app Bússola que é parte do iOS.

publicidade

Reprodução

Para Android minha recomendação é o “Apenas uma bússola”, da PixelProse SARL, que é bonito, simples, gratuito e, mais importante, sem anúncios. Além da direção em que o celular está apontando, ele também indica o horário do nascer e do pôr do sol, sua altitude e até a intensidade do campo magnético próximo ao aparelho. Tudo isso em uma tela só.

publicidade