O iOS 14 ainda não foi anunciado oficialmente pela Apple, mas um vazamento recente nos dá uma dica de que a nova versão do sistema operacional dos iPhones pode ter foco em realidade aumentada.

Segundo o jornalista Josh Constine, arquivos fornecidos por uma fonte e vindos de uma versão interna do iOS 14 sugerem a existência de um novo app de realidade aumentada, chamado Gobi. Este app seria capaz de ler códigos QR, tanto os tradicionais quanto um novo formato circular e multicolorido criado pela Apple, para permitir a interação entre locais reais e experiências virtuais.

Entre os arquivos está um código QR com a logo do Starbucks, bem como uma lista com a geolocalização de 6.440 lojas da rede em todo o mundo. Texto encontrado nestes arquivos sugere algum tipo de promoção, com descontos que seriam oferecidos aos usuários quando eles estiverem próximos a uma loja.

Reprodução

publicidade

Exemplos de QR Codes suportados pelo Gobi, app do iOS 14. No centro, os novos códigos circulares multicoloridos criados pela Apple. Imagem: Josh Constine

Além disso, o app ‘Find My‘ tem novos sons e padrões de vibração, que sugerem um recurso para indicar a proximidade de seu telefone de um item perdido. Isso indica o uso do chip U1, incluso nos iPhone 11, que foi projetado para facilitar a interação com dispositivos próximos e até hoje é subutilizado. O recurso também pode estar ligado às ‘AirTags‘, etiquetas eletrônicas que estariam sendo desenvolvidas pela Apple.

As tags, ícone do Gobi e novos sons do app ‘Find My’ podem ser vistos no vídeo abaixo:

Mais informações sobre o iOS 14 devem ser divulgadas durante o WWDC, tradicional evento anual da Apple voltado aos desenvolvedores. Neste ano, ele será realizado completamente online, a partir do dia 22 de junho.

Fonte: The Verge