No laboratório digital deste mês, nós vamos avaliar qual é a TV 4K de entrada que consegue oferecer o melhor custo benefício. Assim, estão em nossa bancada: a Samsung Smart TV 4K RU7100 de 50 polegadas; a TCL Android TV P8M 4K de 65 polegadas; e a LG Smart TV 4K 50UM75 de 50 polegadas.

A televisão da Samsung conta com bordas um pouco grandes e grossas para os padrões atuais e traz pés de plástico, mas que passam a sensação de serem resistentes e não deixam o seu corpo balançar. Por sua vez, a TCL conta com entradas melhores posicionadas para cabos e dispositivos, enquanto os pés de sua base são feitos de metal, que lhe dão um certo charme. Já a LG usa um material bonito que imita um aço escovado, mas seus pés deixam o aparelho balançar bastante por menor que seja o movimento feito nele. Assim, em design, a vitória vai para a TCL.

A Samsung vem com a plataforma Tizen, que está com uma interface limpa e traz um acesso fácil para seus aplicativos e conteúdos. Em nossos testes, ela foi superior aos seus concorrentes na questão de velocidade de processamento e o seu único contra é não contar com o suporte para comandos por voz, algo que está presente nas duas outras TVs deste laboratório digital. A TCL adota o Android TV como o seu sistema operacional, sendo que ele está praticamente puro e vem com alguns dos principais aplicativos do momento, mas mostra bastante lentidão na hora de carregá-los e não traz sequer um navegador pré-instalado. Além disso, o tempo de resposta dela não é dos melhores na hora de usar o controle e você notará falhas constantes quando tentar digitar algo mais rápido. A LG aposta em um sistema próprio, o WebOS, que também já vem com alguns dos principais serviços pré-instalados e conta com uma boa navegação, principalmente ao ser usado com um controle Smart Magic sem deixar muito a desejar na velocidade em relação a Samsung. Para este quesito, a vitória vai para a LG, que graças a sua excelente usabilidade fica a frente das concorrentes.

Para o controle remoto, tanto a Samsung quanto a TCL apostam na praticidade, trazendo poucos botões, mas que ainda cumprem bem a sua função para navegar no sistema e em aplicativos. Já a LG traz um controle com mais botões, que é mais pesado, mas é mais confortável de ser utilizado principalmente por conta da função “point and shoot”, que faz ele atuar como o cursor de um mouse. Este quesito acaba sendo até mais uma questão de gosto pessoal, mas para nós a vitória é da LG.

publicidade

A Samsung conta com a potência de nominal de 20 watts RMS e traz o Dolby Digital Plus como destaque, mas que não pode ser usado em todos os vídeos. Ainda assim, o seu som preenche bem o ambiente e é o mais claro e limpo de todos, apesar de seu volume não ser dos mais altos. A TCL conta com dois falantes de 8 watts, tendo a potência nominal de 16 watts RMS e traz o Dolby Digital como sua tecnologia principal, que não é simples de ser ativada e, quando o seu volume está alto, o som sai bem distorcido. Já a LG, assim como a Samsung, tem 20 watts RMS de potência nominal, mas aposta na tecnologia “DTS Virtual: X” e tem o volume mais alto das TVs testadas por nós. Na prática, o seu som não é muito limpo e conta com alguns ruídos dependendo do volume, mas cumpre bem o seu papel dentro do possível. A vitória deste quesito vai para a Samsung, que está a frente em relação a suas concorrentes nele.

A imagem acaba sendo um dos pontos mais importantes na hora de escolher a TV certa para você, mas não é o único quesito a ser levado em conta para decidir qual aparelho é o melhor. Para compararmos as imagens oferecidas pelos produtos, nós colocamos as três televisões lado a lado rodando um vídeo 4K simultaneamente a partir de um pendrive para não termos qualquer interferência por conta de nossa internet e com o modo de imagem “padrão” sendo utilizado para uma comparação justa.

As três TVs analisadas trazem painéis de LED. A Samsung conseguiu oferecer o melhor nível de brilho sem saturar muito as cores e apresentou uma imagem realista e nítida. A TCL, por sua vez, tem um baixo nível de brilho e tons de preto apagados, que prejudicam algumas cores mais escuras e a experiência final não é muito agradável. Já a LG apresenta uma excelente definição, mas o seu nível de contraste está um pouco abaixo da Samsung, que ganha neste quesito.

De baixo para cima, a TV mais em conta de acordo com nossas pesquisas em grandes redes de varejo é o modelo da Samsung, que tem o preço em torno de 2 mil e 100 reais. A LG fica no meio termo e o preço de sua TV fica em cerca de 2 mil e 400 reais. Já a TV da TCL analisada por nós, que é a maior em questão de polegadas, é a mais cara e seu preço fica perto dos 3 mil e 800 reais. Mas vale lembrar, a TCL possui TVs desta mesma linha em tamanhos menores com preços mais próximos.

Vamos, então, à classificação final do ranking das Smart TVs de entrada. Em terceiro lugar nós temos a televisão da TCL. Ela tem um acabamento bem bonito, mas o sistema dela é lento e a qualidade de sua imagem e som não surpreende.

Em segundo lugar, nós temos a televisão da LG, que nos ofereceu o melhor sistema por conta de sua usabilidade e controle remoto com a função “point and shoot”. Não apenas isso, a sua imagem também é muito boa, mas a qualidade do som ficou um pouco abaixo do esperado e gostaríamos de ver mais firmeza no acabamento para a sua base.

Já quem ficou com a medalha de ouro foi a smart TV da Samsung, que ficou a frente nos quesitos de imagem e som. Apesar de seu sistema não ter a mesma usabilidade do WebOS da LG, a velocidade de processamento desta TV impressiona e você não acaba perdido na hora de usá-la para abrir um aplicativo ou fazer qualquer outra tarefa. Por fim, o seu preço ainda é um pouco mais em conta e em nossa avaliação, esta Smart TV da Samsung é quem oferece o melhor custo benefício quando o assunto é televisões de entrada 4K