A Terra possui diversos vulcões espalhados pela sua superfície; cerca de 500 continuam em atividade. Alguns deles possuem dimensões inimagináveis, mesmo que apenas parte deles sejam visíveis. Esse é o caso do Puhahonu, o mais novo “maior vulcão do planeta”. Localizado a 952 quilômetros da costa noroeste de Honolulu, no Havaí, o vulcão possui “pequenos” picos de 52 metros aparentes no oceano, mas cerca de 150 mil quilômetros cúbicos de volume no total; a maior parte está submersa.

Pequeno pico visível do vulcão Puhahonu. Foto: NOAA

Com esse impressionante tamanho, o novo vulcão descoberto deixou o Mauna Loa, antigo detentor do título, parecendo pequeno com seus 80 mil quilômetros cúbicos. O Puhahonu, que significa “tartaruga subindo para respirar” em havaiano, faz parte de uma longa cadeia com aproximadamente 120 vulcões, muitos mortos e enterrados sob rochas há muito tempo.

Para descobrir todos os detalhes da montanha, pesquisadores usaram detectores sonares e gravitacionais, encontrando toda a pegada topográfica do vulcão, desde os pequenos picos até as rochas mais profundas. Apenas 30% do seu volume é visível acima do mar, enquanto o resto é tão profundo que chegou a afundar a crosta centenas de quilômetros ao longo dos seus 14 milhões de anos.

A equipe, que vai publicar seu estudo na próxima edição da revista Earth and Planetary Science Letters, afirmou ainda que o Puhahonu pode ser o vulcão mais quente já encontrado no planeta. Examinando amostras de olivina, mineral que se forma do magma frio e cristalizado, os pesquisadores estimaram que o magma expelido pelo vulcão chegava perto de 1.700ºC em sua primeira erupção.

Via: Live Science