EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Desde a semana passada, o código-fonte do Xbox original e de uma versão de pré-lançamento do Windows NT 3.5 estão circulando em fóruns da internet. 

O arquivo do Xbox inclui, além de outros dados, o kernel do sistema operacional do console original – uma versão modificada do Windows 2000. Ao que parece, o vazamento é genuíno. Ao The Verge, um porta-voz da Microsoft declarou que a empresa “está ciente dos relatos e investiga o ocorrido”.

publicidade

Embora o vazamento recente inclua alguns ambientes de compilação, o Xbox Development Kit, emuladores usados para testes e documentos internos, o kernel e código-fonte já foram compartilhados privadamente entre entusiastas anteriormente.

Com as informações chegando à internet, os emuladores devem começar a aparecer em breve. Atualmente, há programas que tentam emular o kernel e o sistema operacional do Xbox original. No entanto, devido às limitações, os softwares possuem suporte para apenas cerca de 40 jogos do console – isso em comparação aos 900 disponíveis.

Windows NT 3.5

Além do vazamento do Xbox, o código-fonte de uma versão quase final do antigo sistema operacional da Microsoft apareceu online. A disponibilização trouxe para a internet todas as ferramentas de construção necessárias e deve permitir que os entusiastas se aprofundem no antigo sistema.

Como o suporte à versão 3.5 foi encerrado oficialmente em 2001, o programa é utilizado em um pequeno número de dispositivos em todo o mundo. Por esse motivo, um vazamento desse tipo não deve representar um problema de segurança significativo.

publicidade

A disponibilização de códigos-fonte do Windows não é uma total novidade na internet. Em 2004, parte das informações do Windows 2000 vazou, seguido de inúmeros eventos semelhantes. No entanto, o mais perigoso deles ocorreu em 2017, quando uma parte do código do Windows 10 foi disponibilizado. 

Via: The Verge