Poucos games têm números tão impressionantes. “Solitaire”, o famoso “Paciência” da Microsoft, chega aos seus 30 anos nesta sexta-feira (22) com mais de 35 milhões de jogadores mensais e mais de 100 milhões de partidas diárias. Talvez só “Tetris” tenha uma popularidade desse nível.

O “Microsoft Solitaire” foi originalmente incluído como parte do Windows 3.0 em 1990. O jogo é uma versão de um jogo mais antigo (jogado com cartas de verdade), conhecido como Klondike. Com suas 52 cartas distribuídas aleatoriamente, o Paciência tinha como objetivo ensinar aos usuários como usar um mouse.

A partir daí, “Solitaire” foi lançado em todas as versões do Windows. Isso significa que ele está presente em mais de um bilhão de PCs e só deixou de ser uma parte dedicada do sistema operacional com o lançamento do Windows 8, em 2012.

A programação do jogo ficou por conta do estagiário da Microsoft, Wes Cherry, com a pixel art belíssima da primeira edição conduzida por Susan Kare. “Solitaire” entrou para o Hall da Fama do Video Game no ano passado.

publicidade

Atualmente, “Paciência” faz parte de um pacote com cinco outros modos de jogo, desafios diários, eventos competitivos, integração com o Xbox Live e até a capacidade de escolher um nível de dificuldade. “Microsoft Solitaire” está disponível para Windows, iOS, Android e até como aplicativo web.

Via: The Verge