Fãs de games em todo o mundo querem saber mais sobre o PlayStation 5. No entanto, fora um evento voltado para desenvolvedores, pouco se sabe sobre o novo console da Sony. A empresa vem lentamente divulgando alguns detalhes do PS5, como as especificações de hardware, o chamado Audio 3D ou o inovador SSD. 

Embora ainda haja um grande mistério por parte da empresa, um dos recursos mais esperados é o SSD do console. Ele inclusive foi pauta da última reunião corporativa da Sony. De acordo com a companhia, o “Solid State Drive” do PlayStation 5 fará o sistema funcionar 100 vezes mais rápido que o PS4. É um número tão grande que parece absurdo. Sabemos que SSDs são mais rápidos que discos rígidos, mas até que ponto? Segundo as informações oficiais, o novo SSD funciona a uma incrível taxa de 8 GB/s.

publicidade

Reprodução

Especificações e capacidades do SSD do PS5. Imagem: Sony

publicidade

A Sony divulgou um documento com mais detalhes e, após uma análise mais aprofundada, podemos encontrar mais informações sobre o SSD na página 17. Segundo esse documento, o novo SSD pode mudar a indústria de jogos. Além disso, ele praticamente acaba com o tempo de carregamento, algo que irrita gamers há anos.

“Para melhorar o senso de imersão nos jogos, esperamos melhorar não apenas a resolução do PS5, mas também a velocidade dos jogos”, diz o documento. “Por exemplo, graças ao SSD de alta velocidade, planejamos executar o processamento de dados para jogos 100 vezes mais rápido que o do PS4. O tempo de carregamento do jogo deve ser muito menor e os jogadores poderão se mover pelo mundo em um instante”.

publicidade

Por esse trecho, percebemos que os jogadores da próxima geração poderão ver grandes jogos de mundo aberto sem tempo de carregamento.

Reprodução

publicidade

Comparação entre o tempo de carregamento do PS4 e do PS5. Imagem: Sony

Como o console vem com um processador atualizado, o uso de SSD é quase obrigatório, já que o novo chipset é capaz de fazer mais cálculos durante um mesmo período. Portanto, os dados devem ser acessados de maneira muito rápida, ou os jogadores sentirão um gargalo no sistema. Segundo a Sony, o novo sistema de armazenamento poderá oferecer mais rapidamente o que os chips precisam. Porém, ainda não sabemos exatamente como isso será na prática.

Elogios da concorrência

Tim Sweeney, executivo por trás da Epic Games, uma das líderes do mercado de jogos, elogiou o SSD do PlayStation 5. Sweeney afirmou que o SSD de 825 GB é o melhor entre todas as plataformas, dizendo também que está muito acima da tecnologia dos PCs atuais.

Rumores indicam que a Sony está preparando uma revelação online do PlayStation 5 em junho, mas nada foi oficializado ainda. Mas se considerarmos o documento acima, a apresentação deve acontecer logo. O novo console da Microsoft, o Xbox Series X, também terá um evento dedicado em junho, como diz o documento.

Informações recentes da Sony também indicam que a empresa vai revelar alguns jogos tradicionais que serão preparados para a nova geração.

Via: Gizchina