Por Alexandre Jannoni

A atualidade está passando por um momento singular e é praticamente impossível prever todas as mudanças que acontecerão na forma como lidamos com relações interpessoais, trabalho, hábitos de consumo e em muitos outros pontos de nossas vidas. Será que ainda vamos nos cumprimentar efusivamente com beijos e abraços quando tudo isso passar? Será que nossos hábitos de higiene continuarão os mesmos? Será que é realmente necessário estarmos no escritório todos os dias da semana para desenvolvermos nosso trabalho?

Não temos as respostas para essas perguntas ainda. Acho que vamos ter que esperar para ver. E nos prepararmos. Mas o fato é que poucas coisas serão como antes e todos os setores precisarão se adaptar para não ficarem para trás.

A tecnologia, que em sua concepção foi vista como algo que afastaria as pessoas umas das outras, tem sido um pilar crucial de união na continuidade das atividades do dia a dia durante o distanciamento social, e da mesma forma que empresas que já tinham um modelo de negócio mais voltado ao mundo digital não foram tão impactadas, companhias que já passaram ou que estavam em um processo adiantado de transformação digital conseguiram se manter em pé sem sentir tão profundamente os impactos da pandemia.

publicidade

Tendo em vista este cenário no qual cada vez mais pessoas trabalharão de suas casas e pensando em como se transformar em uma empresa ou em um profissional liberal mais digital para o futuro, torna-se cada vez mais importante pensar onde seus arquivos e dados estão salvos e sobre a facilidade de acessá-los de qualquer lugar, de forma rápida e segura.

Daí a importância de soluções de armazenamento, tanto móveis, como pendrives, cartões de memória, HDDs e SSDs externos, quanto dentro dos PCs e notebooks, como HDDs internos e os cada vez mais usados SSDs, que além da função de armazenamento, também proporcionam altas velocidades de leitura e escrita, com melhora visível do desempenho de uma máquina.

Mesmo para pequenos e médios negócios ou profissionais que trabalham por conta, como arquitetos, designers e fotógrafos, uma solução como uma rede NAS, por exemplo, pode trazer inúmeros benefícios. Além de ter um custo relativamente baixo e não necessitar de um profissional de TI exclusivo para gerenciá-la, uma rede desse tipo assegura que os arquivos estejam salvos em caso de falha do computador ou notebook e permite acesso aos arquivos de qualquer lugar, com a opção de configurar permissões de acesso e alteração para diferentes usuários, garantindo a integridade de seu sistema em todos os momentos.

Se existe uma lição para se tirar dessa situação é que a forma como as pessoas se relacionam com seus empregos e ambientes de trabalho vai mudar, então cabe às empresas e profissionais se adequarem ou então arriscar ficar para trás na corrida da transformação digital.

* Alexandre Jannoni é country manager da Western Digital

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Olhar Digital