A Nokia anunciou nesta semana que alcançou as velocidades mais rápidas do mundo em sua rede Over-the-Air (OTA) no Texas, EUA. Utilizando 800 MHz de espectro de ondas milimétricas comerciais e funcionalidade de Conectividade Dupla (EN-DC).

A empresa relata que o sistema atingiu velocidades de tráfego de dados de 4,7 Gbps. A conexão foi obtida em testes, mas o equipamento é comercial, o mesmo que vem sendo instalado por operadoras dos EUA em redes 5G.

publicidade

Reprodução

Foto: iStock

publicidade

A Nokia alcançou essa velocidade combinando oito canais de 100 MHz de espectro de ondas milimétricas nas bandas de 28 GHz e 39 GHz, fornecendo 800 MHz de largura de banda, e 40 MHz de espectro LTE usando a funcionalidade EN-DC, disponível na solução AirScale da Nokia.

O EN-DC permite que os dispositivos se conectem simultaneamente às redes 5G e LTE, transmitindo e recebendo dados em ambas as tecnologias de interface aérea. Isso significa que os dispositivos podem alcançar uma taxa de transferência maior do que quando se conectam apenas ao 5G ou ao LTE.

publicidade

As velocidades foram alcançadas tanto em configurações baseadas em nuvem 5G (vRAN) quanto em configurações clássicas de banda base.

 

publicidade

Via: Telesíntese