EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Uma nova ferramenta surgiu recentemente para ajudar a mapear a pandemia do novo coronavírus no Brasil. A plataforma “Juntos contra o covid” foi criada em março e funciona de maneira colaborativa. Com ela, é possível consultar o risco de contaminação em bairros e ruas específicas do país.

Até a manhã desta terça-feira (26), a plataforma já havia recebido quase 48 mil contribuições. O projeto é idealizado por Faissal Nemer Hajar, estudante de medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.

publicidade

Reprodução

Print da plataforma ‘Juntos contra o covid’. Imagem: Reprodução

Por ser uma ferramenta colaborativa, o site é atualizado com dados enviados pelos usuários. Ao acessar a plataforma, o usuário pode responder um questionário simples sobre seu estado de saúde, viagens recentes e se teve contato com alguém diagnosticado com Covid-19. Os dados coletados são transcritos em um mapa do Brasil, onde é possível analisar a incidência da doença no país.

Com as respostas dadas pelos colaboradores, um algoritmo calcula os riscos de contaminação por região, dividindo em grupos de risco baixo, médio e alto. A plataforma mostra essa probabilidade de contágio em porcentagem, usando círculos coloridos no mapa. Ela pode ser acessada em dispositivos iOS e Android.

publicidade

 

Via: UOL