Estando prestes a completar os 18 anos de idade, os brasileiros devem fazer o alistamento militar para concorrer a seleção no exército, marinha ou aeronáutica. O processo, que exigia se apresentar fisicamente a uma junta militar, agora pode ser feito pela internet em 2020 em meio à pandemia do coronavírus.

Assim, caso você faça 18 anos ainda em 2020, tem até o dia 30 de junho para realizar o processo pela internet. Confira abaixo como fazer o alistamento militar online pelo computador ou celular.

Como fazer o alistamento militar online pelo computador

O processo para fazer o alistamento militar online é bem simples e não requer nenhum documento escaneado em mãos. Primeiro, confira como fazê-lo pelo computador:

1. Acesse o site oficial do Alistamento Militar Online;

publicidade

2. Na página carregada, clique em “Quero me alistar”;

Reprodução

3. Selecione a opção de “Alistamento Militar”. Caso você se encontre em uma das outras situações listadas, o site dará a opção para você procurar uma junta militar ou uma repartição consular para estrangeiros;

Reprodução

4. Informe os dados solicitados e você será encaminhado para o preenchimento do formulário de alistamento.

Reprodução

Após concluir o preenchimento do formulário, ao fim do processo, você receberá o número de registro do alistamento, que deve ser guardado pois pode ser solicitado futuramente. Agora, para saber como anda o seu processo de alistamento, basta acessar novamente o site do Alistamento Militar Online e usar a opção “Já me alistei” para fazer uma consulta.

Reprodução

Como fazer o alistamento militar online pelo celular

Além de poder realizar o processo no computador como foi mostrado acima, você também pode fazer o seu alistamento militar online no Android ou iOS (sistema do iPhone). Veja:

1. Acesse a Google Play ou a App Store e realize o download do aplicativo Exército Brasileiro;

2. Abra o aplicativo normalmente e toque no ícone representado por “três linhas”. Em sua primeira execução, o programa pode solicitar o acesso a sua localização;

Reprodução

3. Selecione a opção “Alistamento” e toque em “Quero me alistar”;

Reprodução

4. Então, selecione a opção de “Alistamento Militar”, informe os dados solicitados e você será encaminhado para o preenchimento do formulário de alistamento. Caso você se encontre em uma das outras situações listadas, o aplicativo dará a opção para você procurar uma junta militar ou uma repartição consular para estrangeiros.

Reprodução

Assim como no computador, indo novamente na opção “Alistamento” dentro do aplicativo, você também consegue consultar como anda a sua situação. Para isto, é claro, lembre-se mais uma vez de guardar o número de registro do alistamento.

Pronto! Agora, você já sabe como fazer o alistamento militar online usando o computador ou o celular.